"A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem” - Guimarães Rosa
Qual a sua linha de trabalho?
• A Psicanálise é a principal base teórica da minha prática clínica. Esta teoria supõe que as dificuldades pelas quais o sujeito está passando possuem raízes inconscientes, o que se faz evidente nos padrões repetitivos de comportamento ou de pensamento que ele vivencia.
• Esse processo se dá através da fala livre do paciente e escuta atenta e qualificada do profissional, mediante a relação terapêutica (transferência).
• A Psicanálise é um método de tratamento clínico que visa tratar o sofrimento humano, as angústias, os sintomas, proporcionando ao sujeito um novo olhar frente ao vazio da existência.
• Para buscar um psicólogo não há necessidade de um diagnóstico psiquiátrico. Isso quer dizer que qualquer problemática, inquietação, insatisfação e, claro, qualquer psicopatologia ou transtorno que cause sofrimento psíquico e prejuízos na vida de alguém, seja no âmbito pessoal, amoroso ou profissional, pode ser um motivo que leve a pessoa a ir em busca de um psicólogo.
• Muitas vezes sofremos porque idealizamos demais a vida e nos confrontamos com o fato de que as coisas não são como gostaríamos e nem tudo está sob o nosso alcance. Lidar com as faltas, as frustrações, as perdas pode ser difícil e desafiador. Pedir ajuda para compreender, ressignificar e encarar as desventuras da vida é um ato corajoso.
Como funciona a terapia?
Nas sessões, vai se criando um laço de confiança entre terapeuta e paciente, e no contexto desta relação, o paciente fala, se escuta e, com o auxílio do terapeuta, pode ressignificar sua história e se reposicionar frente ao seu sofrimento, encontrando uma forma mais plena e menos dolorosa de viver.
Qual a duração do acompanhamento?
Lidamos nos atendimentos com sintomas, questões e dificuldades que levaram uma vida inteira para serem constituídos, de modo que não há como serem resolvidos do dia para a noite. Por isso é importante ter em mente que o tratamento psicológico requer um certo tempo, o que não significa que não se possa colher efeitos importantes em um prazo mais curto.
Qual frequência das sessões?
È indicado que a frequência das sessões ocorra de forma semanal, podendo aumentar conforme a necessidade e disponibilidade de cada paciente. O atendimento é individual e a duração das sessões é em torno de 50 minutos.